terça-feira, 10 de agosto de 2010

' Como evitar a escassez de água?

Precisamos começar a agir agora para não termos problemas no futuro. A primeira ação é usar a água de forma eficiente e adotar tecnologias mais eficazes. Hoje algumas empresas constroem condomínios residenciais com cuidados extras no uso da água. Como por exemplo a água do chuveiro e da pia dos banheiros é tratada e reutilizada nos vasos.
A água coletada da chuva é usada para irrigar os jardins. Os chuveiros também têm redutores de vazão. As torneiras só liberam água quando você aperta um botão. O sistema, chamado temporizador, é cada vez mais comum em sanitários públicos, mas não nas casas. Esses cuidados podem reduzir em até 30% a taxa do condomínio.
Outra estratégia para evitar uma futura escassez de água no Brasil é algo que parece evidente: parar de matar as nascentes.
O desmatamento e a pavimentação do solo, para construir casas e estradas, estão secando os mananciais de água pura que alimentam rios e lagos. Esse é o drama de São Paulo, uma cidade cuja periferia cresce com favelas que ocupam irregularmente o último cinturão verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário